segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Eu e o resto da humanidade (:

Hello beans (:
Desculpa o tempo sem posts. É pq, como eu falei, eu to estudando pra passar no Ifes, tava em semana de prova e to lendo um livro novo " A menina que roubava livros ".  Tenho gasto todo meu tempo livre na história da Liesel, e com certeza não foi um desperdício. Ainda to bem no comecinho, - apesar de já ter lido o final. Sim, eu leio o final antes de terminar. - mas já vi que o livro é ótimo. O romance é vivido em plena 2° Guerra, que pra mim é a meeeeelhor parte de toda história do mundo! Adoro ver aqueles filmes dramáticos, ler diários de pessoas que sobreviveram, ou não, a guerra. Podem me chamar de louca ou de nazista,- duas coisas que eu DEFINITIVAMENTE não sou - mas eu acho que Hitler foi um gênio. Todos são obrigados a concordar com isso, ele era incrívelmente inteligente. Ele conseguiu, se não o mundo, no mínimo que um país inteiro tomasse partido de um preconceito e uma luta que eram só dele. Hitler era inteligente e isso é fato, mas outra coisa que é fato também é que ele não usou toda a sua inteligência pro bem. Ele soube usá-la, mas não a usou em uma causa boa muito pelo contrário ele a usou em uma causa terrível que fez com que milhões de pessoas inocentes fossem mortas. Agora imagina se uma pessoa boa tivesse toda a inteligência que Hitler tinha? Se essa pessoa usasse toda essa inteligência em pról de uma causa nobre? Acho que eu não preciso falar mais nada, a imaginação de vocês terminou minha frase.
Bom, eu nem sei porque eu to aqui pedindo desculpas por demorar a postar. Risos. Ninguém vem aqui mesmo...
Ah ! Uma última coisa sobre " a menina que roubava livros". A narradora do livro - a morte - tem umas frases ótimas, muito boas mesmo. Eu vou juntar todas, pegar as páginas em que estão escritas e depois colocá-las aqui. Mesmo quem não leu o livro vai gostar, aposto !
Na verdade o motivo desse post é mesmo sobre uma das melhores - se não a melhor - frases da morte. Ta escrita na última página do livro e são as últimas palavras. Também é a frase mais famosa do livro pelo que eu andei pesquisando , então se você não achar... Sinto muito, mas você não é tão inteligente quanto seus pais dizem. Risos discretos.
 A frase é a seguinte:


" Os seres humanos me assombram."

Bom, eu não sei vocês leitores imaginários, mas eu me identifiquei bastante com essa frase. Por que afinal eu tenho a mesma opinião. Desculpa. Mas a minha espécie me assusta de verdade.
Não foi agora, ou quando eu peguei o livro que eu parei pra pensar nisso. Eu já venho pensando nisso a um bom tempo.
Não. Eu não sou melhor do que nenhum ser humano. Não me excluo da possibilidade de ter qualquer característica deplorávelmente humana que será citada. Mas eu faço o meu máximo para não ter essas características e sinto muito se te ofendo ao conseguir. Eu tento SIM, ser uma pessoa melhor, que não olha só para o próprio umbigo e só se importa com os outros quando a única beneficiada de verdade seria eu mesma.
Enfim, não importa. Se alguém parar pra ler vai tirar suas próprias conclusões não se importando com a realidade dos fatos.
Então voltando ao assunto... Eu realmente já venho pensando nisso a algum tempo. Desde que eu assisti Alice in Wonderland  pra ser mais exata. Eu não li o livro, mas ele está na minha lista de leitura, o que quer dizer que em breve eu vou lê-lo e vocês vão saber disso.
Eu comecei a pensar na questão depois de assistir Alice por causa da pergunta do chapeleiro: " Qual a diferença entre um corvo e uma escrivaninha ? " 
Bom eu, particulamente, acho que a pergunta seria mais difícil se fosse a semelhança. Por que eu vejo milhares de diferenças e pouquíssimas semelhanças. Sorrisotorto
Conversando com uma das meninas que trabalham junto com a minha mãe ela me deu a brilhante ideia de procurar a resposta no google, já que o filme termina sem resposta. Sim, eu procurei no google e acho que milhões de pessoas do mundo inteiro fizeram o mesmo. E eu achei a resposta. 
E a resposta é que não existe resposta. É uma pergunta totalmente retórica que o autor fez com a intenção de ironizar a necessidade humana de resposta.
Brilhante não acham? Sorrisoirônico
Fico imaginando o sorriso do Lewis Carrol ao pensar:  " HAHAHA. Bando de babacas, vão ficar horas tentando descobrir a resposta. Aposto que alguns até inventaram respostas. Tenho certeza que até pessoas do séc. XXI vão tentar descobrir a resposta. HAHAHA. Pobres humanos imbecis dominados por sua fútil curiosidade... "
Ok, eu não sei se ele pensava assim. Mas se eu fosse ele e tivesse colocado um pergunta sem resposta em um livro que faria sucesso por vários anos, se tornando ícone da literatura infantil, eu pensaria assim.
Mas aí vocês pensam : Por que isso te levou a pensar como a morte?
Na verdade, não me levou a pensar como a morte, a morte só encaixou o meu pensamento nas palavras dela. 
Essa necessidade humana de resposta - a qual eu tenho, felizmente, pois acho que o mundo não seria nada sem pessoas que correm atrás de respostas. - me fez ter esse pensamento ao me levar a pensar em outras necessidades. Nem todos tem as necessidades que eu vou citar, mas todos são obrigados a admitir que se não forem bem comuns, elas existem.
A primeira e a mais comum, na minha opinião, é a necessidade de atenção. Existem pessoas que fazem de tudo pra chamar atenção, chegando a perder o senso do ridículo ou qualquer outro tipo de senso. É engraçado por que todo mundo quer chamar atenção de alguém. Todo mundo. Pode ser de alguém que você goste, do seus pais, dos seus amigos, dos seus inimigos... Você sempre vai querer chamar atenção de alguém pra si mesmo ou pra alguma outra coisa. O problema não é querer chamar atenção. O problema é o modo como se consegue essa atenção.
Muita gente - ou muitos brasileiros (as) - tentam chamar atenção fazendo coisas ridículas, horriveis ou até perigosas. As pessoas na minha faixa etária são as que mais fazem isso.
Eu to cansada de ver meninas usando shorts que são menores do que um cinto andando na rua e achando que os homens gostam daquilo. É, eles gostam daquilo, mas eles nunca vão amar vocês por isso. Mesmo se eles te fazem juras de amor e se casam com vocês, tenho certeza que um dia isso vai acabar. Por que você vai envelhecer ou se descuidar e do mesmo jeito que você apareceu com aquele cinto em forma de short e com um decote que fazem seus seios parecerem maiores outras meninas vão aparecer e muitas vezes elas serão até mais gostosas que você, e elas não vão ligar se ele tem namorada ou não por que elas não se dão ao respeito, e quando você menos esperar ele terá te largado e vai estar falando as mesmas coisas pra ela e talvez falando mal de você também.
Outra coisa que eu to cansada de ver é esses adolescentes que ficam colocando uma porção de piercings, pintando o cabelo de cores estranhas, fazendo tatuagens escrotas, fumando, bebendo, chegando em casa uma ou duas horas da manhã só pra chamar a atenção dos pais.
Sabe uma coisa são aquelas pessoas que usam piercings, fazem tatuagens, pintam o cabelo por que gostam ou acham bonito. Outra completamente diferente são aquelas pessoas que fazem por que o pai ou a mãe acabou de falar que não era pra fazer.
Uma coisa é você chegar em casa de madrugada por que tava se divertindo e perdeu a hora, ou por que você avisou os seus pais e eles deixaram você chegar a essa hora. Outra completamente diferente é você desligar o celular, deixar os seus pais morrendo de preocupação, enquanto você se droga e faz qualquer outra coisa sabendo que é errado.
Agora, pra mim, as pessoas que bebem, fumam e (ou) usam drogas são todas idiotas. Não me importo se elas querem chamar atenção ou não. Elas são imbecis de fazer uso de coisas que não vão te ajudar em nada a não ser a acabar com a sua saúde e te deixar pior a cada dia. Pode se sentir ofendido se quizer, você sabe que eu to certa, e a sua indignação é a maior prova disso.
São várias as maneiras ridiculas de chamar atenção  e eu não vou ficar aqui falando delas.
Outra necessidade que geralmente faz parte da necessidade de chamar atenção é a necessidade de ser aceito.
Eu não sei se essa é uma necessidade que só aparece quando se é inseguro, ou quando se tem baixa auto-estima, mas ela com certeza existe e com certeza qualquer pessoa em algum momento muito ruim da vida já quis ser aceito.
Sei disso por que eu já quis ser aceita e foi horrível. Eu estava na 5° série (6° ano) e era uma escola nova, eu já tinha estudado lá, mas fazia bastante tempo. Eu era totalmente excluída só por que eu não ouvia funk, não chingava, era gordinha e usava roupas decentes mais comportadas.
Foi o pior ano de toda a minha vida. Primeiro por que eu tinha 11 anos e tudo é novo e estranho quando se tem 11 anos. Segundo por que o meu irmão nasceu, o ruim não foi o fato de ele ter nascido, pq aliás ele é tudo pra mim, o ruim foi o fato de que ele passou dois meses na UTIN e foi a fase mais difícil na minha família. E terceiro por que eu não tinha absolutamente nenhum amigo.
Me lembro que eu morria de vontade de usar "roupas" curtas, passei a ver o funk como uma coisa que não era ruim, passei a odiar o meu peso e ás vezes até deixar de comer só pra emagrecer ( Hoje eu sou magra, mas não foi por que eu deixei de comer naquela época). Enfim, eu passei a fazer muitas coisas que eu considerava muito errado só pra ter " amigos ".
O que no final não adiantou nada. Esses meus "amigos" não falavam comigo por que gostavam de mim, eles falavam comigo por que queriam respostas pra prova. A única amiga que eu tive na 5° série não se importava com o que eu vestia ou com o que eu ouvia. Foi uma pena, mas eu só fui fazer amizade com ela no final do ano e não durou muito.
Depois que eu saí daquela escola e fui pra minha atual eu percebi o que é ter amigos de verdade, percebi que as pessoas vão gostar de você pelo o que você é e não por que você dá cola pra elas, - ta, eu fiz algumas amizades passando cola, mas não são tão fortes como as outras. - e se elas não gostam de você, Dane-se, você não precisa mudar pra agradar ninguém. Sempre vai ter alguém pra gostar de você como você é. Sempre.
Pra mim a pior necessidade de todas é a necessidade da ignorância. Não existe nada pior no mundo do que pessoas burras.
Não. Eu não estou me referindo a pessoas de baixo QI.
Eu estou me referindo a pessoas que simplesmente tem preguiça de pensar, que excluíram da sua rotina o ato de raciocínar.
Por que você não saber uma coisa, você ter dúvida sobre um certo assunto, você não entender muito bem o que estão te explicando é normal. Todo mundo é assim, eu sou assim, o Taylor Lautner é assim, qualquer pessoa normal é assim.
Agora você ficar se fazendo de idiota, perguntando uma coisa simples de entender milhões de vezes, não consegue responder perguntas sendo que a resposta é a sua opinião sobre o assunto. Isso é ridículo
Essas pessoas que tem esse tipo de necessidade me irritam muito, muito mesmo. Por que elas tem capacidade de fazer as coisas e não fazem por preguiça ou por que colocam na cabeça que não conseguem. E é exatamente isso que me irrita. A pessoa nem sabe o que é pra fazer ou como faz e já fala que não consegue. Isso é horrivel...
Mas nada me irrita mais do que a necessidade de cópia, que não existiria sem a necessidade de ignorância, por que se a pessoa fosse inteligente de verdade ela veria que não é necessário copiar ninguém.
As pessoas acham que ninguém vai perceber que elas estão copiando. Acredite, todos percebem. Podem até não chegar pra você e falar, mas vão perceber. E vão achar ridiculo, por que não ter criatividade para criar suas própias características, personalidade ou gosto musical é ridículo.
Com certeza muitas dessas necessidades são falhas humanas e são essas falhas que me assombram. A única coisa que me assombra mais do que as falhas é o caráter humano. Me assombra o fato de que alguém pode matar ou ferir outra sem nenhum motivo significativo enquanto outro pode fazer algo bom sem receber nada em troca.
Se você ta lendo e pensando que eu sou uma menina nojenta que não sabe do que ta falando, se pergunta se o que eu disse não é verdade. Olha pela janela e vê se isso tudo que eu acabei de falar não existe mesmo...
Eu posso até parecer nojenta, mitida, idiota, orgulhosa... Não sei se eu sou assim, ninguém nunca parou pra me dizer nada disso. Eu só acho que se todos vissem e melhorassem as falhas o mundo estaria bem melhor e seríamos tão amáveis quanto os ornitorrincos. =]

Então beans, não sei se vocês gostaram do post. O mais provável é que não. Mas é que esse é um assunto que nenhuma das minha amigas teria paciência para ouvir e já que eu estav com isso na cabeça a um bom tempo resolvi falar. Me perdoem dears, amo vocês <3  kisses :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário